Destaques

Como escolher uma profissão?

Por Luisa Pecoraro •
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
google imagens
Chega uma certa hora que você para e se pergunta "o que vou fazer da minha vida?". Calma, essa pergunta é mais comum do que pensamos e todo mundo passa por isso, acredite!

Deixa eu fazer um breve resumo do que aconteceu comigo: Eu sempre fui uma pessoa indecisa em tudo, e na vida profissional não foi diferente. "Escolhi" de tudo, desde direito até gastronomia (é sério!), e como sempre morei em cidade pequena, sair do óbvio era motivo de julgamento; não estou generalizando, por favor. Mas sim, certas pessoas julgam quando você faz algo diferente da maioria. Enfim, em 2016 decidi cursar Publicidade e Propaganda; não procurei saber da grade e fui na cara e na coragem. Fiz 1 período e na metade do segundo tranquei. Por que? Não era aquilo que queria. Não me arrependo; me serviu como aprendizado, não só profissionalmente mas também como pessoa. Ok! Vieram julgamentos, bafafás (as pessoas comentam e você acaba sabendo), olhares e burburinhos. A partir daí eu decidi sentar e me analisar; pensar o que eu realmente GOSTAVA. E foi aí que comecei a investir no blog e a cursar Design de Moda.

O que você quer dizer com tudo isso, Luisa? Faça o que ama! Não escolha seu futuro baseado em quanto fulano ganha tendo tal profissão. Faça o seu futuro pensando no que combina com você. Até porque existem milhões de engenheiros, médicos, juízes, estilistas, blogueiros... fracassados!

Posso te contar uma coisa? Um diploma não te faz uma pessoa melhor. Uau, já sei que devem ter centenas de pessoas atrás da tela me xingando de tudo quanto é nome (risos). Não, não é um mero papel ou um nome que vai te transformar em uma pessoa bem-sucedida. Não adianta nada disso se você não fizer o que realmente ama. Tem que ter paixão, motivação, força, garra... E você só tem essas coisas quando faz algo que quer. Pare e se analise, veja o que você ama e com o que mais se identifica. Eu por exemplo, amo moda, amo comunicação e estudar isso é um verdadeiro hobby, faço porque quero, não porque é "preciso".

Ama matemática? Faça algo nessa área. Ama área da saúde? Ache algo que seja deste meio. Adora fazer doces? Comece a treinar e venda-os. Ainda está com dúvidas? Espere! O seu futuro está, literalmente, nas suas mãos. Só VOCÊ pode escrevê-lo! Mas lembre-se: para você conquistar algo futuramente, será necessário de atitudes AGORA, no presente. Por isso esse momento de reflexão é tão importante. Momento de se conhecer e de se auto-analisar.

 Quer uma dica mais simples ainda? Imagine sua profissão como um hobby, um entretenimento, algo que você se divirta. Quando conseguir imaginar isso vai ser muito mais fácil de se decidir, pode confiar!

E, principalmente, acredite que você pode. Seja ser um médico ou um blogueiro, você pode SIM ter sucesso, até mesmo sem uma faculdade. Isso só depende de VOCÊ!

Ahh... já ia me esquecendo de uma coisa: ignore o que as pessoas falam. Ninguém te conhece tanto quando você mesmo! =)

Eu espero ter te ajudado nessa fase tão importante. Se precisar de mais alguma coisa é só comentar aqui embaixo ou mandar uma mensagem pro meu email (esta opção fica na lateral do blog). Vou amar poder participar deste momento e de te ajudar!

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Esse post veio no momento certo. Me ajudou muito mesmo! Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber disso, Paula!!! Fico muito feliz!!! ♥ ♥ ♥

      Excluir

Instagram

© Luisa Pecoraro – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in